quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Inveja



Mais um dia e mais uma postagem...
Hoje abordaremos a inveja, mais um pecado capital.

A inveja é a tristeza pelo bem alheio, e é má. Por quê? É admissível entristecer-se porque os outros são mais privilegiados? A quem faz dano essa tristeza?

Bom, Quando a comunhão com o Senhor esfria, a natureza humana (carne) levanta-se com muito vigor e produz frutos terríveis, gerando escândalos que mancham a obra do Senhor.

Nós, somos servos, mas, também somos humanos e como tais sujeitos às inclinações da carne (natureza humana), que insiste em contrariar as ações definidas pelo Espírito como saudáveis à nossa vida espiritual, é a eterna luta entre a carne e o Espírito ,ou seja,” o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer.”

Veja:

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.

. Gl 5.17).

Ora, sendo a inveja uma tristeza pela glória de outro, é considerada como um certo mal, então, sendo, movidos pela inveja, tentamos fazer coisas contra a ordem moral para atingir o próximo e, assim, a inveja é um “Vício capital”.

A inveja que nos rodeia.

A inveja é um sentimento presente nos seres humanos e também, comprovadamente é a principal causa dos fracassos das pessoas que a cultivam.

Difícil existir alguém que ainda não teve um invejoso lhe perseguindo. A inveja faz parte da vida de quase todas as pessoas desde o principio como conta a história bíblica de Caim e Abel. Algumas pessoas nem disfarçam este sentimento que pode ser considerado um dos mais perigosos pecados capitais e mais mesquinho do ser humano. Alguns não medem esforços em mentir, caluniar, desejar o que é do outro e ver a infelicidade do seu próximo.

O princípio é precisamente impedir a glória alheia, e isto se faz diminuindo o bem do outro ou falando mal dele.A inveja pode ser considerada de dois modos:

caso: Vai a respeito à pessoa invejada e, nesse caso, o impulso da inveja termina, por vezes, em ódio, isto é, o invejoso não só se entristece pela superioridade do outro, mas, mais do que isso, quer seu mal sob todos os aspectos.

2º caso: a parte do próprio invejoso, que se alegra quando consegue obter o fim que tanto desejava.

Conclusao

Os invejosos, na maioria das vezes, são agressivos e descontam suas frustrações nas pessoas. Inventam fofocas e mentiras porque não conseguem alcançar o sucesso alcançado pelo outro e ainda sentem complexo de inferioridade

Não julguemos ninguém e nem desejemos o que é alheio. Nós recebemos de Deus exatamente o que desejamos e merecemos.

“Não tenha inveja dos pecadores”. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida.” Pv 23.17

Veja o vídeo:

Fontes :

www.wikipédia.com.br , Inveja a luz da Bíblia

www.monergismo.com , Pregações sobre Inveja.

Trechos do livro Thomas de Aquino ,Sete pecados capitais.

Postagem feita por Andreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário