domingo, 27 de setembro de 2009

Orgulho (7 pecados cont.)

Essa semana daremos continuação à série de postagens sobre os 7 pecados capitais, então sem mais delongas a matéria.






INTRODUÇÃO

Segundo Keen 1989, O pecado é pré-histórico. No jardim do Éden, o homem foi tentado a pecar, por parte do tentador. Logo, esse promotor já existia por ocasião da tentação no Éden. O fato que Adão e Eva foram tentados a pecar, revela que o pecado já existia antes de cederem às solicitações do tentador. A história do pecado é mais antiga que a história da raça humana.

Deus não originou o pecado. O homem não originou o pecado. Quem o originou? Lúcifer era um querubim criado por Deus. Originalmente era perfeito em todos os seus caminhos, e soberano de um grande império (veja Ezequiel 28:11,19).

O orgulho tomou conta do coração de Lúcifer. O egoísmo, a voluntariedade e a falta de regras tomaram conta dele. E Lúcifer resolveu amotinar-se contra Deus, usurpar o trono de Deus, e ser “semelhante ao altíssimo”. Ele queria ser o soberano do universo inteiro a tentativa de Lúcifer de exaltar-se acima do lugar que lhes fora apontado por Deus, foi o pecado original (Isaías 14:13,14).

E a história se repete. Deus deu uma ordem clara a Adão e Eva, mas motivados pelo o orgulho e a soberba, preferiram a proposta de Satanás. Pensaram que comendo do fruto teriam o conhecimento igual ou superior ao de Deus. E assim, a desobediência de nossos primeiros pais, no jardim do Éden, foi o pecado inicial da família humana, e trouxe o pecado para a raça (veja Gênesis 3).

ORGULHO OU VAIDADE?

Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Em Português a palavra Orgulho pode ser vista tanto como uma atitude positiva como negativa dependendo das circunstâncias. Assim, o termo pode ser empregado tanto como sinônimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade. O orgulho em excesso pode se transformar em vaidade, ostentação, soberba, sendo visto apenas então como uma emoção negativa: a Arrogância.

Vaidade é e será o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. Mostra com extravagância seus pontos positivos e esconde seus pontos negativos. A vaidade é mais utilizada hoje para estética, visual e aparência da própria pessoa. Uma pessoa vaidosa pode ser gananciosa, por querer obter algo valioso, mas é só para causar inveja nos outros.

Nosso Orgulho nos leva a Vaidade, e nossa Vaidade nos provoca Orgulho.
"Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9). Observo, assim, que temos que ter muito cuidado com nossas atitudes, nossos pensamentos e nossas palavras. Temos que nos policiar constantemente, para não nos elevarmos sobremaneira a sermos tragados, ou pelo Orgulho ou pela Vaidade.

CONCLUSÃO

Ser jovem nesse mundo não tem sido fácil. São muitas as propostas aparentemente interessantes, são muitos os padrões que a sociedade nos impõe. Padrões de beleza, do que deve ser valorizado nas pessoas. Tudo para aparentar algo que não é real. E isso, nos consome, nos leva a entristecer o coração de Deus, por não aceitar o que somos, a forma como Deus mesmo nos formou. E aqui me refiro ao extremo da busca do corpo perfeito, da aparência ideal para o outro, e não para si próprio. Um exemplo clássico disso é o fato da maioria das mulheres se vestirem para os outros, principalmente na tentativa de fazer inveja a outras mulheres. É preciso ser humilde, reconhecer nossos limites, quando erramos, que não somos perfeitos, melhores ou piores que ninguém.

Por mais antigo que seja a Vaidade, e por mais nobre que seja o Orgulho, lembre-se que ambos levam a queda, e nos afastam demasiadamente do Reino de Deus.
Sejamos servos do Senhor, longe do Orgulho e da Vaidade.
"Mais o maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado. " (Mt. 23.11-12).

Lembre-se: O pecado tem amaldiçoado universalmente a humanidade. O pecado transformou um querubim no próprio Satanás. O pecado amaldiçoou toda a raça humana. O pecado trouxe a todos a enfermidade, a tristeza, o lamento, o sofrimento a morte, o que tem sido experimentado durante todos os séculos. O pecado só conhece um meio de cura, e esse é o precioso sangue do Senhor Jesus.

Referências:

KEEN, C.M, doutrina do pecado. Imprensa Batista Regular.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/. Orgulho, Vaidade. Acesso em 25/09/09.

Leitura adicional: texto de uma prova no qual o assunto é sobre orgulho. Clique aqui para ler.


VEJAM ESTES VÍDEOS:


Ou esse:


Postagem feita por Kamyla de lellis

Nenhum comentário:

Postar um comentário