domingo, 20 de setembro de 2009

7 pecados capitais


A partir de hoje estaremos iniciando uma série de postagens sobre os 7 pecados capitais ao longo desse "restinho" de mês e ao longo do próximo mês(Outubro). Então boa leitura.

Introdução

A expressão “7 pecados capitais” é uma das mais conhecidas na cultura cristã ocidental. Entretanto, muitas pessoas não sabem de onde essa lista foi tirada, o que significa ou mesmo quais são os pecados que a constituem.
Uma vez que se trata de um assunto extremamente disseminado em nosso meio, nos propomos, a partir desse mês, a ler um pouco sobre cada um dos 7 pecados capitais e saber o que eles têm a ver com nossa vida.
Inicialmente, vamos nos deter a notas introdutórias sobre o assunto, ou seja, definições, histórico e considerações gerais para que você entenda o porquê de os 7 pecados capitais existirem. Faremos isso em forma de perguntas/respostas, procurando o máximo de informação e objetividade.

Quais são os 7 pecados capitais?
Orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria.

De quem foi a idéia de fazer essa lista?
A história começa com um monge chamado Evágrio do Ponto (séc. IV). Ele fez uma lista com o que considerava ser as principais “paixões” humanas, totalizando 8 pecados. Depois, o papa Gregório (séc. VI) reorganizou a lista, reduziu para um total de sete pecados, (incluindo a inveja, que não estava na lista inicial) e a incorporou no catecismo do Catolicismo Romano. Por fim, a lista tal como conhecemos hoje, foi estabelecida pelo teólogo Tomás de Aquino, no século XVII.

Em que parte da Bíblia podemos encontrar a lista dos 7 pecados capitais?
A lista, prontinha, como Tomás de Aquino estabeleceu? Em nenhuma parte. O que encontramos são versículos (e muitos!) que falam o que Deus pensa sobre os pecados. Mas em nenhum deles tem a lista completa de uma vez só. (leia Gálatas 5, por exemplo).

Os 7 pecados capitais agora são 11?
É mais ou menos isso mesmo. Em março de 2008, o Vaticano publicou mais 4 pecados que consideram capitais e que são mais “modernos”. São eles: a manipulação genética, o uso de drogas, a desigualdade social e a poluição ambiental.

Por que esse nome pecado capital? O que significa?
Recebem esse nome porque são pecados capazes de dar origem a vários outros pecados. Por exemplo: uma pessoa que pensa demais em sexo (luxúria) pode se descontrolar e participar de orgias sexuais (fornicação) ou até mesmo violentar alguém sexualmente (estupro). Essa é a idéia original do nome. Mas também podemos entender essa nomenclatura pelo fato de a Igreja Católica dividir os pecados em leves (veniais) e graves (mortais). Então, pelo catolicismo, os 7 pecados são mais graves que os demais pecados.

O que os 7 pecados capitais têm a ver com sua vida?
A desigualdade social só existe porque alguém tem de mais e outro de menos (avareza). Os assassinatos acontecem porque há muita gente com raiva e desejo de vingança (ira). A pedofilia e a pandemia de HIV só acontecem porque as pessoas pensam (e fazem!) excessivamente em sexo. Enfim, de qualquer modo, você ou vai estar do lado que pratica ou vai estar do lado de quem é vítima desses pecados. Essa lista pode nos ajudar muito a responder as seguintes perguntas: no que estou me tornando? Mais humano, mais sensível? Ou mais animal, mais besta-fera movido por instintos, que não tem o menor controle sobre si mesmo?

Dicas para aumentar cultura e abrir mais a mente:
► Ouça a música “Tudo que eu gosto é imoral, ilegal ou engorda”, de Roberto Carlos
► Ouça a música “Carne e Osso”, de Zélia Duncan
► Dê uma olhada no quadro The Seven Deadly Sins and the Four Last Things, de Hieronymus Bosch clicando aqui

Postagem feita por Simony

Nenhum comentário:

Postar um comentário